domingo, 15 de dezembro de 2013

Ícones da Moda - Madeleine Vionnet


Madeleine Vionnet a trabalhar um tecido directamente no corpo da cliente


Madeleine Vionnet nasceu no Século XIX mas foi no Século XX que fez História.

Dotada de um dom fantástico de manejar e trabalhar com tecidos como o cetim, chiffon, seda  ou a gabardine, Vionnet mudou para sempre a forma de os trabalhar  pois, não só foi a introdutora do corte em viés como também uma das que mais utilizou a técnica de moulage ( técnica de trabalhar um tecido directamente sobre um corpo ou manequim para ai poder criar cortes, drapeados,etc.).


Madeleine Vionnet a criar um vestido sobre um pequeno manequim



Inaugurou a sua maison em 1912 e trouxe a sofisticação depurada dos vestidos de estilo grego, com o seu cunho pessoal de modernidade e leveza. Para ela, o importante era valorizar as formas femininas, não dissimulá-las ou alterá-las. Uma das maiores curiosidades sobre o seu trabalho é o facto de Vionnet sempre encomendar tecidos com o dobro da largura para assim os poder trabalhar em viés. Foi também a criadora do decote halter e do decote cascata (decote drapeado).


Uma criação de Madeleine Vionnet


Uma descrente assumida da frivolidade da moda da época, pois considerava que a sazonalidade das roupas ia contra o seu sentido estético, Madeleine Vionnet criava assim as suas próprias tendências e impulsionava o encantado mundo da Alta-Costura da década de 30. Algumas das suas musas eram Marlene Dietrich  e Greta Garbo.

Marlene Dietrich, com um vestido de Madeleine Vionnet


Em 1939, com o começo da II Guerra Mundial, viu-se forçada a fechar a sua maison porém  lutou ferozmente por leis de direitos de autor na moda e adoptou práticas de trabalho revolucionárias para a época, como as férias pagas ou a licença de maternidade.

Sem dúvida, é um dos nomes incontornáveis do Século XX e será para sempre uma das maiores inspirações da Moda.


Vestido de Madeleine Vionnet, 1931, fotografado para a Vogue

Sem comentários:

Enviar um comentário